História da Maquiagem

gimage.php

Os egípcios maquiavam seus olhos com uma mistura de pó de khol (carvão) e gordura, que mais que embelezar, protegia da luz solar. A cor verde  da pintura nos olhos, usada apenas pelos nobres, era originada da Malaquita. Nas bochechas o tom terroso era obtido pelo óxido de ferro.

gimage.php

Elizabeth Taylor, no filme Cleópatra, 1963

Na era romana, Galeno,150 AC, misturou água, cera de abelhas e óleo de oliva criando assim o primeiro creme facial feito em laboratório.

Na Grécia os banhos e massagens com óleos perfumados eram muito utilizados, nas bochechas eram usados produtos naturais, como amora e morango para deixar a pele mais rosada .

Imagem do filme Tróia, 2004

Imagem do filme Tróia, 2004

Na idade média os banhos e o uso de cosméticos foram esquecidos, as mulheres beliscavam as bochechas e mordiam os lábios para avermelhar, e usavam produtos naturais como vinho, leite, ovo para hidratar a pele. Máscara para cílios era feita com fuligem e gordura.

van_eyck_-_arnolfini_portrait

Óleo, pintura, Jan van Eyck, O casal Arnolfini, 1434

Século XV aristocracia da Europa começa a usar cosméticos, a França se destaca como produtora.

 Raffaello Sanzio, 1506

Raffaello Sanzio, 1506

No século XVII, em Paris, as mulheres usavam produtos que eram comercializados em lojas de beleza como pó de arroz, cremes, sabonetes e ruges. Os penteados ganharam um pó branco. Apenas as mulheres da corte podiam utilizar círculos bem definidos vermelhos nas bochechas.

Óleo sobre tela de Elizabeth-Louise Vigée Brun.

Óleo sobre tela de Elizabeth-Louise Vigée Brun.

Em 1725, Giovanni Maria Faria, em Colônia, na Alemanha, criou a famosa água de colônia. Em 1886 , surge em Nova York, a Califórnia Perfume Company , em 1939, passar a ser chamada de Avon.

No seculo XX temos pessoas que mudaram o mercado da beleza:

Max Factor, desenvolve maquiagens a medida que o cinema vai evoluindo, inova o mercado lançando bases em versos tons e em bisnagas, cartela de cores para tons de cabelos diferentes, rímel na embalagem que conhecemos até hoje, batom longa duração, Pan Cake, lança a moda de cabelos platinados, cria a beleza das divas do cinema.

Rita Hayworth no anuncio da Max Factor

Rita Hayworth no anuncio da Max Factor

Elizabeth Arden abre o RED DOOR em Nova York, se tornando o salão mais importante da história da beleza com filiais no mundo inteiro.

Perfume RED DOOR em homenagem ao famoso salão.

Perfume RED DOOR em homenagem ao famoso salão.

Helena Rubinstein, revolucionou os tratamentos de beleza, criando verdadeiras maravilhas para retardar o envelhecimento. Em 1902 Rubinstein abre o primeiro instituto de beleza e em 1983, a marca Helena Rubinstein é vendida para a L’Oreal. Hoje a L’Oreal detém o mercado cosmético com as marcas, L’Oreal Paris, Garnier, Maybelline New York, Laboratoires Vichy, La Roche-Posay, L’Oreal Professional, Redken, Kerastase, Lancôme, Biotherm, Helena Rubinstein, além dos perfumes Cacharel, Giorgio Armani e Ralph Lauren.

Anuncio das maquiagens Helena Rubistein.

Anuncio das maquiagens Helena Rubistein.

Imagens Reprodução

FacebookTwitterGoogle+

Drop a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *